Organização do seu casamento: dicas para começar!

Idealizar uma festa de casamento, criar expectativas e se imaginar nela é fácil, mas colocar tudo em prática pode ser difícil, especialmente se você não der atenção a alguns itens muito importantes. A seguir, daremos dicas para que você consiga organizar e realizar seu casamento de forma prática e fácil!

1. Escolha o estilo do seu casamento

A primeira coisa a fazer é definir o tamanho e o estilo do evento. É preciso que você e seu(ua) companheiro(a) conversem sobre qual estilo gostariam (clássico, moderno, mini-wedding etc.) para que esse dia especial fique dentro das expectativas. Inicialmente, é importar conversar e decidir:

  • O número de convidados;
  • Se o evento será algo suntuoso e ostensivo ou algo pequeno e intimista;
  • Qual o orçamento disponível.

2. Defina o horário da cerimônia e da festa

Outro ponto imprescindível a ser definido inicialmente é o horário do evento. Diante da escolha dos itens anteriores, decida se o casamento será realizado durante o dia, fim de tarde ou à noite. Caso tenha a cerimônia, planeje o horário dela e sincronize com a sua expectativa de horário da festa, para que não haja atrasos e frustrações. Decidir o horário é muito importante para a organização do buffet, que vai oferecer as melhores opções para cada período. Além de definir o horário de início do evento, é importante fixar o tempo de duração, para que não haja imprevistos.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

3. Encontre o local ideal

Resolvidos esses dois pontos anteriores (quantidade de convidados e período do evento), você precisa encontrar o local ideal para realizar seu casamento! Pesquise nas redes sociais ou tente se lembrar de algum lugar que você foi e que seja perfeito para o seu evento. E não hesite em pedir orçamento (às vezes você se surpreende com os valores)! Pense também no local da cerimônia, no deslocamento da cerimônia até a festa e se ambos os locais comportam a quantidade de convidados.

4. Contrate os fornecedores principais

Em seguida, encontre os fornecedores que caibam no seu orçamento e que melhor atendam suas expectativas. Segue, abaixo, uma lista de fornecedores essenciais, na ordem que consideramos relevante você buscar:

  • Local do evento;
  • Buffet;
  • Decoração;
  • Som e iluminação;
  • Foto e vídeo;
  • Serviços de bebidas;
  • Segurança;
  • Lista de presentes online;
  • Bandas e DJs.

Já outros fornecedores, como doces, equipe de maquiagem e cabelo, chinelos personalizados para os convidados ou adereços para divertir e animar na pista de dança, podem ser vistos depois que os itens listados acima estiverem contratados, pois são mais flexíveis e acessíveis com relação às datas.

Uma outra ideia é contratar uma cerimonialista para ajudar vocês a escolherem os fornecedores e também auxiliar no dia do evento! Porém, é indicado encontrá-la(o) depois de ter definido os primeiros itens que mostramos, ou seja, depois de ter refletido sobre como você quer o seu evento.

Esperamos que essas dicas ajudem você a organizar o seu evento! Além disso, também queremos fazer parte desse dia especial, então não deixe de criar a sua lista de presentes conosco!