Convite digital ou impresso?

Um dos momentos mais gostosos de organizar um casamento é convidar os amigos e familiares. Porém, nessa hora é comum surgir a dúvida sobre o formato do convite: digital, impresso ou ambos?

Neste texto vamos explorar as vantagens e desvantagens de cada tipo de convite e sugerir algumas dicas para ajudar você a escolher a melhor solução para o seu casamento!

Analise o perfil dos convidados

Antes de definir entre convites impressos ou digitais, é importante considerar os perfis de convidados. Com essa análise você pode, eventualmente, usar uma combinação dos dois formatos de convite.

Como já dissemos no nosso texto sobre dicas de UX Design na organização de eventos, é importante você se colocar no lugar dos convidados e fazer um exercício de pensar sobre qual experiência quer proporcionar ao entregar o convite para cada um.

Uma prática que pode ajudar na escolha do melhor formato de convite é organizar todos os convidados em grupos, por exemplo: padrinhos, familiares, amigos e parentes. Uma sugestão para facilitar essa atividade é criar uma planilha com três colunas: nome do convidado, quantidade de acompanhantes e grupo que eles pertencem.

Uma vez que você terminar essa organização, poderá fazer o exercício de imaginar que tipo de experiência quer proporcionar a cada um, além de considerar questões práticas como orçamento e logística de entrega dos convites.

Convites impressos

Os convites impressos são os mais tradicionais e, com certeza, os mais caros de produzir. Mesmo que você escolha um modelo pronto na internet e imprima em uma gráfica, acabará gastando com a embalagem e com a entrega do convite (seja colocando nos Correios ou encontrando os convidados pessoalmente).

Apesar de serem uma solução mais cara, proporcionam muitas possibilidades de personalização, agradando desde os estilos de casamento mais clássicos aos estilos mais contemporâneos.

Vantagens do convite impresso:

  • Possibilidade de personalização do papel, do estilo e do tipo de impressão – que pode ser offset, digital, letterpress ou ainda caligrafado individualmente;
  • Funciona como uma recordação para os convidados;
  • Vai agradar a maioria das pessoas por ser o formato mais tradicional;
  • Pode ser entregue pessoalmente – o que é uma atividade muito gostosa (*porém, infelizmente, precisamos lembrar que, neste momento de pandemia, entregar convites pessoalmente pode ser bastante arriscado).

Desvantagens do convite impresso:

  • Precisa ser impresso e embalado, o que requer mais tempo e dinheiro;
  • Não pode ser alterado depois de impresso. Ou seja, se você precisar (por qualquer razão) alterar um detalhe como a hora de início ou a data do evento, precisará imprimir e entregar todos os convites novamente;
  • Pode não ser tão prático quanto um convite digital, já que os convidados terão que digitar o site da lista de presentes em vez de clicar em um link;
  • Precisa ser entregue pessoalmente – o que pode ser um problema se você tiver convidados que moram em outros países, estados ou cidades ou se tiver muitos convidados, o que torna a logística de entrega mais cara e demorada.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Convites digitais

Os convites digitais estão se tornando cada vez mais comuns, ainda mais depois da pandemia em que muitos casamentos precisaram ser remarcados. Este é o formato mais barato e rápido de produzir e entregar. Você pode usar ferramentas onlines, como o Canva, comprar templates prontos na internet ou contratar algum profissional em design gráfico para cuidar disso para você.

Como o convite de casamento digital é, na maior parte das vezes, apenas uma imagem, fica fácil enviá-lo por aplicativos como o WhatsApp ou por email. Ademais, por ser digital, permite que você faça versões personalizadas para grupos de convidados diferentes e até altere informações caso surja a necessidade. Além da facilidade logística e do baixo custo, o convite digital pode facilitar a vida do convidado no momento de abrir a lista de presentes ou confirmar a presença.

Vantagens do convite digital:

  • Pode ser personalizado com gifs, vídeos e com qualquer tipo de fonte e estilo;
  • Não precisa ser impresso e entregue fisicamente, tornando-o mais barato e rápido de produzir;
  • Pode ser atualizado facilmente, caso você precise alterar um horário ou uma data, por exemplo;
  • Facilita a vida do convidado na hora de acessar a lista de presentes e de marcar a data e o local em aplicativos de calendário;
  • Se você tiver facilidade com design gráfico, pode fazer tudo sem precisar gastar nada.

Desvantagens do convite digital:

  • Não é um objeto físico de recordação;
  • Alguns perfis de convidados podem sentir falta de ter o convite em mãos;
  • Não é projetado para ser impresso;
  • Não pode ser entregue pessoalmente, o que talvez seja algo importante para alguns perfis de convidados e para você.

Como escolher?

Como mostramos, os dois formatos têm suas vantagens e desvantagens e, talvez, uma solução seja combinar os dois: usando o impresso para alguns perfis de convidados e o digital para outros.

É comum que casais entreguem presentes para padrinhos e familiares próximos, como pais, irmãos e avós, na hora de convidá-los para o casamento. Por isso, o ideal para este grupo talvez seja receber convites impressos, já que você provavelmente irá visitá-los com mais frequência – o que facilita a logística –, e, em geral, é um grupo com uma quantidade reduzida de pessoas – o que diminui os custos de impressão.

Também é comum em uma lista de convidados de casamento figurarem parentes e amigos mais distantes, que (infelizmente ou felizmente…rs) você não vê tanto. Para este grupo, provavelmente será mais fácil produzir um convite digital bem feito e enviar através do WhatsApp ou email, facilitando, também, a gestão da confirmação de presença.

É difícil escolher um formato que seja o melhor em todas as situações. O mais importante é compreender as vantagens e desvantagens de cada um deles, os limites de orçamento e tempo para produzi-los, e o perfil do convidado que irá recebê-los.

No final, o que vale é a qualidade do convite, seja ele impresso ou digital, e sua efetividade em cumprir seu papel: garantir que seus convidados saibam a data e o local da festa e estejam lá prontos para aproveitar esse momento único com você!