Dicas para montar convites de casamento

O convite do casamento, apesar de parecer algo simples em comparação às outras tantas tarefas que precisam ser resolvidas até o dia da cerimônia, é um dos itens mais importantes. Afinal, ele é a primeira coisa que os seus convidados receberão do seu casamento.

Neste outro texto nós já demos algumas dicas sobre como escolher o melhor formato do convite entre impresso ou digital. Agora reunimos alguns aspectos importantes a serem considerados no momento de produzi-los, independente do formato que você optar.

Primeiramente, o conteúdo

A primeira coisa a ser definida é o conteúdo do convite, ou seja, a mensagem para o convidado, a data, o local e as informações adicionais – como orientação sobre trajes, lista de presentes, confirmação de presença etc.

Nossa sugestão é que você escreva todo o conteúdo em um local fácil de editar e revise bem antes de começar a fazer o convite ou de enviar o texto para alguma gráfica ou profissional.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Procure referências de estilo

Depois que você já tiver o conteúdo pronto é uma boa ideia fazer uma coleção de imagens de convites de casamento com estilos semelhantes ao que você deseja.

Provavelmente um profissional em design gráfico perguntará qual o estilo você quer para o seu convite. Se já tiver uma coleção com referências para compartilhar, ajudará a pessoa a criar uma opção que se aproxime das suas expectativas.

Se você decidir fazer o convite por conta própria, ter referências à mão irá ajudar na hora de definir cores, figuras ilustrativas, o estilo das fontes etc.

Convite tradicional ou contemporâneo?

É comum que os convites tenham um padrão de conteúdo e informações bem parecidas. Faz parte do modelo tradicional colocar o nome dos pais, o dos noivos, uma mensagem e as orientações de local e data.

Essas informações são realmente importantes, mas você não precisa se restringir somente a elas. Quer uma ideia diferente? Bom, você pode facilitar muito a vida dos convidados adicionando, por exemplo, um QR code direcionando para o site de casamento com a confirmação de presença, as orientações sobre trajes, e até informações sobre o cardápio, ressaltando se existirão opções vegetarianas ou veganas.

Independente do estilo do convite e do formato, o mais importante é garantir que todo o conteúdo esteja correto e que todas as informações essenciais e úteis estejam presentes e de fácil compreensão. Afinal, o objetivo do convite é fazer com que seus convidados saibam onde e quando participarão de um dos momentos mais especiais da sua vida!