Como organizar um casamento: 6 itens essenciais para iniciar os preparativos

Verdade seja dita: organizar um casamento não é uma tarefa fácil. Mas se você está começando agora, é importante ter atenção aos itens que reunimos para você neste texto. Na lista abaixo, colocamos apenas pontos essenciais que você pode começar a resolver junto do seu(sua) parceiro(a) sem precisar sair de casa!

1. Orçamento

Uma das primeiras definições que devem ser feitas é estipular uma faixa de valor para o orçamento do casamento antes de iniciar o trabalho sobre os outros itens da lista. Pelo nosso ponto de vista, essa determinação vai ajudar a direcionar o foco para fornecedores específicos e a definir quantidades-chave. Mesmo que você pretenda gastar pouco em seu casamento, não tenha vergonha em pedir orçamentos para fornecedores que podem parecer fora da sua margem. Às vezes você pode acabar se surpreendendo e, de qualquer forma, ter orçamentos de fornecedores diferentes vai ajudar a estabelecer um parâmetro para valores e ter mais opções para decidir e, eventualmente, negociar.

2. Estilo do casamento

Definir o estilo do casamento é o que irá guiar vocês durante os próximos itens da lista. Explore as possibilidades, veja se querem algo mais clássico ou contemporâneo, ou até uma comemoração mais informal. Vocês imaginam o casamento acontecendo em um ambiente mais requintado ou mais aconchegante? Já pensaram em realizar a cerimônia no campo, na praia ou na cidade? A ideia é realizar um casamento convidando todos os amigos e familiares ou somente um grupo de pessoas mais restrito?

3. Data e local

Depois do casal, a dupla “data e local” é a mais importante do casamento! Dizemos isso porque, sem uma data e um local, você não conseguirá avançar para os outros preparativos que dependerão dessa decisão.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Nesse sentido, é importante definir se há um lugar específico que vocês gostariam de casar e, então, procurar as disponibilidades de datas no local. Se tiverem apenas um local como opção, provavelmente irão precisar de um pouco mais de flexibilidade sobre a data.

Agora, se vocês têm uma data especial em mente, nossa dica é fazer uma lista de alguns locais e verificar a disponibilidade deles. Lembre-se que com a data definida, você já pode criar seu site de casamento com sua lista de presentes em dinheiro no Traz Felicidade, é grátis e sem mensalidades!

4. Convidados

Começar a fazer uma lista de convidados é fundamental na fase inicial de organização do casamento. Por enquanto, vocês não precisam definir exatamente quantas pessoas, mas precisaram ter uma estimativa para conseguir solicitar orçamentos de fornecedores e decidir pelo local do evento.

5. Madrinhas e padrinhos

Esse ponto é tão importante quanto especial! Neste momento inicial, vocês não precisam ter certeza sobre cada nome da lista, porém é bom já decidir quantas pessoas serão convidadas para este papel super importante. Saber a quantidade de madrinhas e padrinhos vai ajudar vocês a definir desde o estilo das roupas até a estimar lembrancinhas e convites especiais para essas participações de honra.

6. Cronograma do dia

Quando você iniciar a preparação do casamento, faça uma reflexão e imagine a agenda do evento: quais momentos você gostaria de ter e em qual sequência. Fazer um cronograma, mesmo que provisório, ajudará a listar os fornecedores necessários e, eventualmente, vai facilitar a conversa com alguma pessoa profissional em organização de casamentos.


Claro que esse é só o começo e que será preciso lidar com vários outros itens importantes e tomar muitas decisões sobre o seu casamento. Entretanto, se começarem por esses seis itens, já terão feito um grande progresso e isso tornará as próximas etapas bem mais fáceis de serem percorridas!