5 motivos para fazer um save the date

“Salve este dia para nós! Ele é especial e queremos você com a gente”. Para resumir em poucas palavras, o save the date quer dizer exatamente isso! Esse aviso é um dos primeiros itens que você enviará aos seus convidados e o ideal é fazê-lo assim que confirmar a data do casamento. “Mas é realmente necessário?” Não é obrigatório, mas nós reunimos aqui 5 motivos para mostrar a importância do save the date.

1. Garantir que seus convidados reservem a data

A primeira coisa a considerar é que o save the date é um convite bem mais informal – e, muitas vezes, divertido – para informar a data do seu casamento enquanto você ainda não tem os convites prontos ou outros detalhes definidos. Nós sabemos que a maior parte das pessoas tem vários compromissos ao longo do ano. Por isso, é importante garantir que seus convidados saibam o quanto antes que um dos dias mais importantes da sua vida precisará contar com a presença deles. Enviar com uma antecedência de cerca de 6 meses é algo que já funciona bem para boa parte dos casamentos. Porém, se o seu casamento for em um lugar diferente de onde mora a maior parte dos convidados, como em um destination wedding, pode ser vantajoso enviar com um prazo maior de antecedência – algo em torno de 8 a 9 meses é mais seguro.

2. Ter a sensação de progresso no planejamento

É comum quase todas as pessoas sentirem ansiedade durante os preparativos para o casamento. Algo que pode ajudar a diminuir essa sensação é perceber o progresso dos preparativos, e o save the date influencia muito nisso, já que é um item que você pode enviar logo que decidir a data e definir sua lista de convidados.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

3. Divulgar sua lista de presente

Outro aspecto super útil do save the date é que ele permite você divulgar sua lista de presentes com bastante antecedência. Se você ainda não tem um site com sua lista de presentes, mas já decidiu que o melhor é receber tudo em dinheiro – o que, do nosso ponto de vista, facilita não só a vida do casal, mas também a dos convidados –, você pode criar sua página grátis no Traz Felicidade. Além de ser super fácil, a plataforma permite personalizar a página, cada presente da lista e também a mensagem que é enviada aos convidados quando eles lhe presentearem.

Diferente de sites convencionais de casamento, no Traz Felicidade você não precisa mostrar eletrodomésticos ou itens de decoração fictícios, o que pode acabar confundindo os convidados. No lugar de objetos reais, você cria itens simbólicos como “amor”, “saúde” e “viagens”, por exemplo, e associa um valor para cada um. Assim, seus convidados escolhem o que querem lhe desejar e pagam a soma usando um cartão de crédito.

Lista de presentes de casamento em dinheiro do Traz Felicidade

Assim como você, os convidados podem se beneficiar de um tempo maior para se organizarem antes de lhe presentear. Existem épocas do ano que costumam ser mais complicadas financeiramente para a maioria das pessoas e se você deixar sua lista de presentes no ar por um período curto, e ainda acabar coincidindo com essas épocas, pode terminar recebendo menos presentes ou criando uma situação menos favorável para os convidados lhe presentearem como gostariam.

4. Animar os convidados

É difícil encontrar alguém que não fique animado ao receber um save the date. Se você decidir fazer o seu em formato save the date digital, pode usar vídeos, criar interações e ainda facilitar a vida dos convidados fornecendo um link ou código QR para eles acessarem sua lista de presentes.

5. Acalmar os ansiosos

“Vocês já decidiram a data?”; “Quando vão mandar os convites?”. Você deve imaginar que o que não falta é gente ansiosa esperando um casamento chegar. Enviar o save the date, além de diminuir a sua ansiedade ao sentir a sensação de progresso por já ter definido uma data para o casamento e uma lista de convidados, diminui também a ansiedade de todos aqueles que estão torcendo por vocês, mas não estão acompanhando a rotina de planejamento.