Como montar sua lista de convidados

Ah, a lista de convidados! Provavelmente, depois de encontrar seu(sua) noivo(a), essa é a tarefa mais desafiadora do casamento haha! Neste texto, vamos dar algumas dicas bem práticas para ajudar você nesse desafio. Confira, a seguir, um modelo de planilha que você pode usar para facilitar a montagem da sua lista!

1º - Comece pelos nomes óbvios

O primeiro passo para fazer sua lista de convidados é escolher a ferramenta certa. Como ela vai ser modificada ao longo do tempo, e você provavelmente vai precisar compartilhar o arquivo com pessoas que vão lhe ajudar na organização, além de usá-la para extrair informações importantes para os fornecedores, sugerimos que você já comece usando uma planilha.

Você pode usar qualquer ferramenta de planilha, seja no computador ou no celular. A mais conhecida é o Excel, mas nós recomendamos o Google Sheets (ou Planilhas do Google) por ser mais acessível e fácil de compartilhar.

Depois que você tiver instalado o aplicativo do Google Sheets no celular, ou já estiver com ele aberto no navegador do computador, use a primeira linha da planilha para nomear as colunas nesta ordem:

  • Nome: o nome da pessoa a ser convidada;
  • Acompanhantes: quantas pessoas você estima que irão acompanhar a pessoa;
  • Grupo: se a pessoa é padrinho/madrinha, amigo, familiar ou parente. Esta coluna vai te ajudar a escolher o formato do convite a ser enviado posteriormente e também facilitará a organização de outros aspectos da cerimônia ou da festa.
  • Alimentação: se a pessoa é vegetariana ou vegana, por exemplo. É muito importante ter acesso à essa informação para garantir que existam opções de comida para todos os convidados;
  • Comentários: informações que são úteis e importantes de serem lembradas mais tarde. Como, por exemplo, se os convidados têm filhos pequenos ou, então, se precisam de algum cuidado especial.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Por agora, não precisa se preocupar em colocar uma coluna para a confirmação de presença, esta é uma atividade que você só fará depois de ter concluído sua lista e enviado os convites.

Nomeadas as colunas, sugerimos que você comece a listar os nomes mais óbvios primeiro. É importante que você envolva seu(sua) parceiro(a) nesta atividade, assim vocês têm mais chances de não esquecer ninguém. Não se preocupem ainda com o número de convidados, comecem a fazer a lista com todos os nomes que vocês se lembrarem.

Também não tenham pressa de concluir a lista toda de uma vez. Planejem-se de forma que vocês tenham pelo menos algumas semanas para pensar em nomes e preencher a lista.

2º Como enxugar a lista

Agora vem o verdadeiro desafio. Retirar nomes da lista é a parte mais chata e vai demandar paciência, compreensão, racionalidade e calma.

Uma dica que pode funcionar é começar listando critérios, regras que vão definir se uma pessoa permanece ou não na lista. Alguns exemplos são:

  • Definir qual o tamanho do casamento de vocês: pretendem fazer algo grande ou pequeno? Essa resposta vai ajudar na definição dos critérios seguintes;
  • Convidar pessoas até certo grau/relação de parentesco. Por exemplo: serão convidados todos os familiares a partir dos avós. Ou seja, os tios e primos dos seus pais não entrariam na lista;
  • Considerar a frequência com que você interage com os potenciais convidados. Por exemplo: ter conversado (mesmo que não pessoalmente) com a pessoa há, no máximo, X meses;
  • Limitar a quantidade de convidados do trabalho às pessoas mais próximas. Por exemplo: convidar somente a equipe com quem você interage todos os dias.

O importante é que os critérios sejam aplicados de forma justa e equilibrada. Não vai funcionar usá-los somente para os convidados de um membro do casal.

Um aspecto essencial que deve ser considerado nos casos em que pairar dúvida é o quanto essa pessoa participa da vida de vocês como casal. Afinal de contas, o casamento é uma celebração cujo objetivo é a união de vocês. Eventualmente, algumas pessoas, mesmo que próximas no dia a dia, acabam não participando da história de vocês, e talvez não precisem estar presentes neste evento E o contrário também pode acontecer: alguém que vocês interagem raramente, mas foi fundamental para a história do casal começar.

No final das contas, fazer a lista de convidados é uma tarefa desafiadora, mas que pode ser encarada de forma leve e divertida! Ao se lembrar de cada nome da lista, recorde-se das boas lembranças e histórias felizes e tenha certeza que o seu casamento estará cheio de pessoas especiais

Agora que a lista de convidados está resolvida, você já pode criar sua lista de presentes em dinheiro usando o Traz Felicidade. Neste outro texto do blog, demos algumas dicas que podem ajudar nessa etapa!