O que considerar na hora de escolher um destino para sua lua de mel

Aqui no Traz Felicidade, nossa equipe é unânime em dizer que viajar é umas das coisas que mais trazem felicidade. E se viajar é bom quase sempre, imagine quando o motivo for único, como sua lua de mel. Mas escolher o destino pode não ser tão fácil assim. Então, neste texto, reunimos algumas dicas importantes para ajudar você e seu(sua) companheiro(a) a direcionar a viagem dos sonhos!

Viajar para conhecer

É claro que é possível fazer um pouco de cada: conhecer os pontos turísticos do local em que estão e também relaxar no hotel. Porém, é importante vocês conversarem bastante sobre qual o foco principal da viagem, assim fica mais fácil de planejar tudo e alcançar as expectativas.

Se a ideia é viajar para conhecer lugares juntos, talvez seja mais importante priorizar cidades com muitos pontos turísticos e escolher uma hospedagem com fácil acesso aos passeios principais ou meios de transporte locais.

Foto mostrando a torre Eiffel por completo, de longe, em um dia ensolarado e de céu azul

Em uma viagem cujo objetivo principal é conhecer a cidade, experimentar restaurantes e passear bastante, o mais importante é priorizar um hotel confortável, com um bom café da manhã, por exemplo, mas que não tenha muitas atrações ou serviços adicionais que vocês provavelmente acabarão não usando. Esse tipo de decisão ajuda a distribuir e otimizar não só o orçamento, mas também o tempo de vocês para o que é essencial.

Viajar para relaxar

Agora se a ideia é viajar para relaxar, nós indicamos começar a busca priorizando hotéis confortáveis, com uma infraestrutura bem completa e cheia de serviços adicionais, como SPA, bares, shows etc.

Quando o objetivo é descansar, a cidade em que o hotel está não é tão importante quanto a qualidade dele. Vocês podem começar definindo o tipo de ambiente – praia, montanha ou campo, por exemplo – e, então, afunilar a busca pelo estilo de hospedagem.

Um bom hotel com um bom atendimento, uma gastronomia interessante e uma acomodação bem confortável e tranquila provavelmente será a melhor escolha se o que vocês desejam é tirar uns dias para relaxar e aproveitar a companhia um do outro.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

No Brasil ou no exterior?

Decidir se a viagem será para um destino brasileiro ou estrangeiro fica bem mais fácil quando vocês já decidiram qual dos dois tipos de viagem que citamos acima será o escolhido.

Se o destino for no exterior, é importante estipular o orçamento disponível para a viagem e também se planejar para eventuais mudanças em relação à cotação de moedas, principalmente se desejarem ir para a Europa ou para os EUA. E até que a situação da pandemia volte a se normalizar, é fundamental verificar se existem restrições para a entrada de estrangeiros no local escolhido.

Muitas vezes focamos em viagens para o exterior e nos esquecemos que, no Brasil, você vai encontrar todo tipo de ambiente para todos os gostos: de hospedagens em fazendas no interior de São Paulo, a pequenos hotéis aconchegantes na serra gaúcha, até grandes resorts no litoral de estados como Ceará e Bahia, por exemplo.

Foto de uma rua de paralelepípedos na cidade de Paraty/RJ, Brasil

E se a ideia for viajar para conhecer diversos lugares e explorar, vocês podem fazer um roteiro em cidades históricas em Minas Gerais, ou talvez passar uns dias em Paraty - RJ onde, além do roteiro histórico, existe a possibilidade de fazer charters em veleiros para conhecer praias e ilhas tranquilas e de águas cristalinas na região.

Preste atenção na data da viagem e no destino escolhido

Independente de você escolher o Brasil ou outro país, ou se decidirem por uma viagem mais focada em explorar ou relaxar, lembrem-se de verificar se a época do ano no destino escolhido é favorável para o tipo de viagem que estão planejando. Também é importante considerar se estarão acontecendo grandes eventos regionais, que talvez não estejam no seu radar, mas que podem impactar a experiência de vocês.

Para ilustrar, considere, por exemplo, que vocês tenham escolhido Paraty, mas não perceberam que a viagem será justo na semana da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Se a ideia não for participar da feira, conhecer editoras e autores de livros ou descobrir quem serão os vencedores do próximo Prêmio Jabuti, passar a lua de mel em meio a esse evento pode não ser a experiência que vocês estão imaginando, porque a cidade costuma ficar bem mais cheia e preparada para receber os turistas motivados a participar da feira.

Com certeza existem muitos itens a serem considerados ao planejar uma viagem de lua de mel. Do nosso ponto de vista, é melhor encarar a preparação como uma atividade interessante para fazer a dois e para alinhar as expectativas sobre o quê esperar. Também pode ser útil (e, dependendo do lugar, fundamental) contar com a ajuda de uma pessoa profissional em preparar viagens. Porém, não se preocupem pois, no final das contas, como diz o ditado, “mais da metade da viagem é a companhia”, e isso vocês já têm garantia de sucesso!