Casamento ao ar livre: uma ótima tendência, mas que requer cuidados

O casamento é, sem dúvidas, uma das tradições mais antigas em nossa sociedade. Mas mesmo sendo tão tradicional, continua a se reinventar, às vezes resgatando práticas tão antigas quanto ele próprio. E um exemplo disso são as cerimônias ao ar livre.

Com toda a transformação que temos vivido a partir da pandemia iniciada em 2020, é natural esperarmos que algumas práticas relacionadas ao casamento também se transformem e o que era exceção acabe se tornando mais comum. Fazer casamentos ao ar livre e em maior contato com a natureza é uma dessas tendências que, do nosso ponto de vista, deve se manter em alta por um bom tempo a partir de agora.

Casamentos ao ar livre têm várias vantagens, mas também requerem cuidado. Por isso, reunimos aqui algumas das partes boas de se realizar uma cerimônia tendo o céu como telhado, mas também algumas precauções que precisam ser tomadas na preparação.

Primeiro os cuidados (assim a gente termina com a parte boa!)

No Brasil, o clima favorece os casamentos ao ar livre já que durante boa parte do ano e em muitas regiões não há grandes diferenças de temperatura. Mas é importante ter em mente as características do clima da região e da época do ano escolhida. E mesmo que as condições estejam super favoráveis é imprescindível ter o plano B a postos caso uma chuva surja no horizonte de repente.

Então, antes de definir o local do casamento, verifique se, além do espaço ao ar livre, seria possível receber os convidados e realizar a cerimônia em um ambiente fechado caso aconteça algum imprevisto.

Antes de assinar o contrato de locação do espaço, verifique se ele tem todas as condições necessárias para atender confortavelmente seu evento. É importante ter banheiros suficientes para o número de convidados, espaço e instalações adequadas para o armazenamento e preparação da comida, acesso fácil, espaço para estacionar veículos etc.

É uma boa ideia você informar com antecedência os seus fornecedores sobre o local do evento para que eles possam realizar uma visita e conferir se tudo o que precisam estará disponível, ou se será necessário providenciar algum equipamento adicional, como geradores, por exemplo.

Para evitar dores de cabeça e preocupações desnecessárias, procure locais ao ar livre que já tenham sediado casamentos e eventos semelhantes e já estejam preparados para isso.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Agora, a parte boa!

Os casamentos ao ar livre, de modo geral, acontecem em praias ou em gramados, o que, por si só, já contribui para deixar o cenário ainda mais bonito.

Foto de um altar de casamento com cadeiras para convidados montado em uma praia

A iluminação natural e a natureza, além de facilitarem a decoração, deixam as fotos super bonitas. Por isso, uma decoração mais delicada, simples de instalar e em harmonia com o cenário é fundamental. Afinal de contas, o objetivo é valorizar o ambiente e a beleza que já estão ali.

Dependendo do lugar em que o casamento for realizado, você pode estender sua lista de convidados e incluir aqueles amigos não humanos. Em um casamento ao ar livre, fica mais fácil ter os pets por perto!

Em um espaço aberto também é mais simples de acomodar os convidados. As crianças podem correr sem trombar com garçons, as mesas podem ficar mais distantes – facilitando a circulação – e as pessoas podem se distribuir melhor no espaço, evitando filas e aglomerações.

Além de tudo isso, dependendo da época do ano e da região do Brasil, fazer um casamento ao ar livre traz uma sensação super agradável para o casal e para os convidados. A ventilação natural, o espaço aberto e a “trilha sonora” da natureza contribuem para um clima tranquilo e alegre, trazendo uma sensação de relaxamento que permite aproveitar ainda mais o momento.


À medida em que grandes transformações acontecem na sociedade, é normal que as tradições também acabem se adaptando e, muitas vezes, com um pouco de sorte e criatividade, encontrando formas melhores e mais divertidas de persistirem.

Por exemplo: com a internet disponível em quase todo lugar, é muito mais fácil usar listas de presentes virtuais, como o Traz Felicidade, e receber tudo em dinheiro do que escolher uma loja para fazer sua lista, como costumava-se fazer antigamente. Além de facilitar a vida do casal, melhora muito a experiência dos convidados na hora de presentear!

Os casamentos ao ar livre talvez sejam uma dessas tendências que acabam ficando e se consolidando, permitindo que novas possibilidades surjam, que as experiências e os momentos fiquem mais conectados com a natureza e que as memórias sejam ainda mais felizes e personalizadas.