Banda ou DJ: como escolher a trilha sonora da festa

Sem música pode até ter festa, mas dificilmente será animada. Na hora de decidir a trilha sonora do seu evento, é comum a indecisão entre ter ou não uma banda ou DJ. Para facilitar essa escolha, vamos destacar pontos importantes a serem considerados ao decidir sobre a música da festa e também comparar as vantagens e desvantagens das opções mais comuns.

Cronograma da festa

É importante você considerar qual será o cronograma e a duração da festa de casamento. Em geral, DJs são contratados para tocar por uma quantidade de horas mais flexível, enquanto bandas costumam ter um show com duração já estipulada.

Também vale lembrar que em alguns momentos da festa pode ser que você precise de apenas uma música ambiente, principalmente durante o jantar ou brindes. Independente de escolher uma banda ou DJ, verifique se eles possuem um repertório de músicas que faça sentido para esses e outros momentos da festa. Em alguns casos, você talvez precise contratar um(a) DJ mesmo que já tenha escolhido uma banda para os momentos mais animados do evento.

Orçamento

Você com certeza encontrará DJs e bandas de todos os preços e estilos possíveis. O que é importante ter em mente é que precisará fazer uma lista com algumas opções, principalmente se ainda estiver decidindo a data do casamento.

Outra dica é não ter receio de pedir orçamentos – às vezes você pode se surpreender positivamente com os preços. Além disso, ter alguma variedade de orçamentos e estilos de bandas ou DJs ajudará a ter uma noção melhor da faixa de preços e, eventualmente, negociar um contrato que faça mais sentido para sua festa e para o seu bolso.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Variedade de músicas

Essa provavelmente é a maior vantagem de escolher um(a) DJ para tocar em sua festa. Em geral, eles costumam ter um repertório bem mais abrangente do que uma banda e podem ser contratados para tocar por mais ou menos horas, de acordo com a sua necessidade.

Por outro lado, se você optar por uma banda, é importante pedir repertório e verificar se ela tem disponibilidade para adicionar ou remover algumas músicas, caso você esteja pensando em algo específico. Bandas especializadas em festas de casamento e de formaturas costumam ter repertórios bem ecléticos, o que pode ser uma boa opção se você estiver procurando um show com músicas de estilos bem diferentes.

Você também pode procurar bandas com repertórios mais focados em um estilo de música específico, como rock ou samba, por exemplo. A vantagem de fazer isso é que elas provavelmente terão um show mais focado no estilo musical que você desejar.

Antes de decidir por uma banda ou DJ, não deixe de verificar se essas pessoas já têm experiência com casamentos. O contexto desse perfil de festa, o tipo de público e o show podem ser muito diferentes para uma banda acostumada a tocar em bares e baladas ou a fazer shows somente em formaturas.

Qualidade e especificações

Independente de escolher uma banda, um DJ ou a combinação de ambos para tocar em sua festa, é fundamental verificar a qualidade do show e dos equipamentos que serão fornecidos por eles e se há itens adicionais que precisarão ser contratados separadamente.

Algumas bandas e DJs se responsabilizam apenas por levar seus instrumentos e os equipamentos dos músicos e necessitam que você contrate o serviço de som, luz e pista de dança separadamente. Então, uma dica importante é fazer uma checklist de tudo o que está incluído no serviço e perguntar se ficar qualquer dúvida.

Também é imprescindível verificar se a banda ou DJ tem restrições com relação ao espaço necessário para o show. Por exemplo: uma banda com muitos integrantes pode precisar de um espaço maior do que um DJ tocando sozinho.

Por fim, o essencial ao decidir sobre a música da festa é garantir que a banda e/ou DJ escolhido tenham um show de qualidade e que toquem as músicas que vocês mais gostam. Qualquer banda ou DJ profissional, com um repertório que agrade vocês e seus convidados, será capaz de animar a festa e criar uma trilha sonora para um dos momentos mais especiais da vida de vocês!