4 pontos importantes para verificar com fornecedores

O casamento é um momento muito especial, uma memória que fica registrada no álbum de momentos felizes por muitos anos. E a última coisa que alguém quer durante um casamento é passar apuros por conta de fornecedores.

Por isso, na hora de escolher e contratar esses profissionais é importante ter atenção sobre os pontos que listamos abaixo!

1. As referências (depoimentos no Facebook, Instagram, Reclame Aqui)

Antes de fechar o contrato com determinado fornecedor, procure e peça referências. É uma boa ideia não se limitar somente ao que está postado no perfil dele no Instagram ou no site – afinal, ali estarão somente os melhores exemplos do serviço prestado.

Procure por comentários ou depoimentos de pessoas na página do fornecedor no Facebook e, se possível, tente entrar em contato com uma ou duas pessoas para perguntar como foi a experiência de ter contratado aquele serviço.Também é bom verificar no Reclame Aqui qual a reputação daquele profissional ou empresa.

Alguns fornecedores costumam participar de eventos de demonstração. Mas, como o contexto atual não permite que façamos eventos presenciais com segurança, é ainda mais importante fazer a lição de casa e verificar todas as referências possíveis antes de decidir.

2. O contrato (itens contratados, cláusulas, forma de pagamento etc.)

Leia o contrato. Pronto? Agora leia novamente o contrato. Confira com atenção a data e o local do serviço e os itens listados. Verifique se tudo o que foi oferecido e acordado durante a negociação consta no documento com os prazos e valores correspondentes.

É importante verificar se todas as informações referentes ao responsável pelo contrato estão corretas, como o nome da empresa, o CNPJ, os seus dados etc. Quando o serviço é realizado de forma online, leia os termos de uso e privacidade da plataforma. Por exemplo, estes são os termos e a política de privacidade da plataforma Traz Felicidade – uma forma divertida e fácil de ganhar presentes em dinheiro.

Se você tiver dúvidas sobre qualquer ponto do contrato, faça perguntas ou procure a orientação de um(a) advogado(a). É sempre uma boa ideia usar o serviço de um profissional antes de assinar qualquer documento. Assim, você diminui o risco de enfrentar problemas depois.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

3. O CNPJ (fornecedores sérios têm um)

Tome cuidado ao assinar contratos com pessoas físicas. Em geral, fornecedores profissionais possuem empresas abertas e registradas em um CNPJ para poderem firmar contratos sobre os serviços prestados, contratar funcionários e emitir notas fiscais. Você pode verificar o CNPJ de uma possível contratação acessando o site da Junta Comercial do estado de origem do fornecedor. Por exemplo, se ele tiver sua empresa registrada no Estado de São Paulo, você pode acessar o site da JUCESP para conferir se o CNPJ informado corresponde ao endereço e à razão social registradas na Junta Comercial.

4. A nota fiscal

Peça a nota fiscal. Um fornecedor profissional não terá problemas em emitir uma nota fiscal para o serviço prestado. Mesmo pequenos fornecedores registrados como MEI (Microempreendedor Individual) podem emitir uma nota fiscal do serviço ou produto fornecido.


A gente sabe que imprevistos acontecem e que, em geral, bons fornecedores estão acostumados a lidar com situações inesperadas de forma profissional e, muitas vezes, sem que ninguém perceba que algo saiu do planejado. Assim como o casal e os convidados, os fornecedores também desejam que o momento do casamento seja feliz e bem-sucedido. Afinal, o sucesso do seu negócio depende de boas experiências e de ótimas recomendações.