5 dicas para manter a organização durante o planejamento do seu casamento

Manter a organização durante o planejamento do casamento é fundamental para que as tarefas sejam concluídas, os fornecedores contratados e todos os detalhes acertados até o grande dia – e tudo isso sem grandes preocupações!

Pensando nisso, reunimos aqui 5 dicas que vão ajudar você a manter não só o planejamento do casamento organizado, mas também a sua rotina. Vamos lá?

1. Faça uma lista de tarefas

Ter uma lista de tarefas em ordem e atualizada é essencial para manter a organização. Existem inúmeras opções para você criar uma: desde o tradicional caderninho (fácil de guardar na bolsa ou na mochila) até aplicativos sofisticados de organização de tarefas nos quais você consegue colocar datas, lembretes e ainda compartilhar com alguém.

Do nosso ponto de vista, não existe uma solução que seja a melhor para todos. Cada pessoa tem uma rotina e uma forma própria de encarar projetos. Então, a nossa dica é você usar aquilo que for mais fácil de acessar e manter em ordem no dia a dia. De nada adianta um aplicativo cheio de funcionalidades se você se esquecer de usá-lo, de atualizar as tarefas feitas, de adicionar as novas que forem lembradas durante o banho etc. Entre um aplicativo cheio de funcionalidades – que você nunca lembra de usar – e um simples caderno que você sempre carrega e nunca fica sem bateria, fique com a segunda opção.

Uma outra dica importante é ter uma lista para marcar todas as tarefas que precisam ser resolvidas, sem se preocupar ainda se é você quem as fará ou se poderá delegá-las para alguém. O importante é manter a lista atualizada e organizada por prioridade para não se esquecer de algo importante. Com o tempo, você terá uma sensação maravilhosa ao ver que as coisas estão progredindo conforme as tarefas são concluídas.

2. Planeje sua semana

A semana é, provavelmente, a melhor unidade de tempo para ser planejada. Em uma semana há dias de trabalho, de estudo e de descanso, ou seja, um ciclo completo. A nossa sugestão é você encontrar um dia para realizar seu planejamento para a semana seguinte.

Encontre um momento tranquilo em que você possa se sentar com um planner (uma ficha de planejamento semanal) e com a sua lista de tarefas. A ideia do planejamento semanal é encontrar um momento para distribuir as tarefas mais importantes da lista em meio aos outros compromissos e projetos pessoais que você possa ter.

No planner é uma boa ideia colocar tudo, não só os compromissos e tarefas relacionadas ao casamento. Se você não tem um, pode baixar o modelo do Traz Felicidade aqui! Ele está no formato A4 e pode ser impresso em qualquer impressora doméstica.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

3. Faça um cronograma geral

Ter um cronograma geral é importante para que você mantenha a noção de prazo até o dia do evento e consiga colocar alguns marcos a serem cumpridos até determinada data. Bons exemplos são: 1) Definir o local e a data; 2) Definir a lista de convidados; 3) Enviar o save the date, e assim por diante.

O cronograma ajuda a estabelecer as grandes prioridades e a ganhar um ritmo de trabalho até a data do casamento. Ele também auxilia na visualização da relação de dependência entre algumas tarefas. Por exemplo: você só poderá enviar o convite após criar a sua lista de presentes.

Inclusive, uma outra dica importante é compartilhar sua lista de presentes o quanto antes para que os convidados também tenham tempo de se organizar. Se quiser ter uma lista de presentes em dinheiro mais divertida e fácil, sem parecer uma loja online de eletrodomésticos, você pode criar sua página gratuita no Traz Felicidade. Nele, em vez de uma lista de presentes tradicional, você cria uma com itens simbólicos como “amor”, “saúde” e “viagens” e associa uma quantia de dinheiro para cada um. Seus convidados escolhem quais itens da lista querem desejar a você, escrevem uma mensagem e pagam a soma dos presentes usando o cartão de crédito.

Uma lista de presentes do Traz Felicidade

Como o Traz Felicidade é grátis e não cobra mensalidade, logo que você definir a data e for enviar o save the date, já poderá compartilhar o link da sua página com os seus convidados.

4. Use planilhas

Planilhas podem não ser as ferramentas mais divertidas de usar, mas com certeza são super úteis. Existem vários programas e o mais famoso é o Microsoft Excel. Mas se você preferir uma solução gratuita e fácil de compartilhar com outras pessoas, pode usar o Google Planilhas.

As planilhas são especialmente úteis na hora de fazer a lista de convidados porque permitem que você agrupe, edite e conte o número de convidados de forma muito rápida e fácil. Elas também são facilitadoras na hora de registrar e comparar fornecedores e de verificar se você está dentro do orçamento estipulado.

5. Separe uma pasta ou caixa

Conforme você avançar no planejamento do casamento, perceberá que terá várias amostras de convites, cartões de visita de fornecedores, recortes de tecidos de vestidos, cardápios de bufê e, principalmente, contratos com fornecedores.

Apesar de já ser bem mais comum o uso de contratos com assinatura digital, você provavelmente ainda terá que assinar cópias impressas e guardá-las em algum lugar. Por isso é uma boa ideia separar uma pasta ou uma caixa para deixar todos os documentos e “coisinhas” do casamento em um único lugar. Para finalizar, não se esqueça de curtir cada momento, a espera e o planejamento fazem parte do grande dia!