Ferramentas para ajudar no planejamento do casamento

Como nós já falamos neste outro texto, planejar o casamento é um trabalho em equipe. E uma das coisas mais importantes em qualquer trabalho em equipe é compartilhar as informações e as tarefas.

Agora nós reunimos algumas dicas de ferramentas que podem ajudar você não só no planejamento, mas também na preparação de alguns dos itens, como o save the date e a lista de presentes.

Ferramentas para organizar tarefas

Neste primeiro tópico, fizemos uma lista de sugestões com algumas das ferramentas de gestão de tarefas que nós mais gostamos. Todas as opções aqui possuem versões gratuitas e em português (ah, e nós não ganhamos nada para falar delas aqui haha).

  • Caneta e papel: se você acha que a melhor ferramenta para o planejamento está longe das notificações de redes sociais no celular ou no computador, não tem nada melhor do que um papel e uma caneta para organizar suas tarefas. Se você prefere colocar as tarefas em um planner impresso, fique à vontade para baixar o modelo do Traz Felicidade clicando aqui (é grátis e você pode imprimir em qualquer impressora).
  • Trello: é uma ferramenta de gestão de tarefas em que você consegue criar quadros (conhecidos também por Kanban) com colunas para adicionar cartões com o que precisa ser feito. A forma mais simples de organização dos quadros é aquela em que há três colunas: fazer, fazendo e feito. A ideia é que você inicie colocando tudo o que precisa ser feito na coluna de fazer. Quando você ou seu(sua) companheiro(a) iniciar uma tarefa, vocês devem movê-la para a coluna fazendo – assim elimina-se o risco de alguém fazer a mesma coisa duas vezes. Quando uma tarefa estiver concluída, é só arrastá-la para a coluna feito.
  • Todoist: é um aplicativo de lista de tarefas mais convencional. Nele, assim como no Trello, você consegue listar todas as tarefas que precisam ser feitas e compartilhar a lista com quem for ajudar você. Você também consegue agrupar e organizar as tarefas usando etiquetas para facilitar a visualização.

É claro que existem várias outras ferramentas de gestão de tarefas por aí, então você não precisa se prender a nenhuma dessas. O mais importante é usar uma opção com a qual você fique confortável e que consiga mantê-la atualizada. Lembre-se de que de nada adianta um aplicativo com muitas funcionalidades se você se esquecer de marcar que fez determinada tarefa.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Ferramentas de compartilhamento de informações

Agora colocamos algumas ferramentas que podem ajudar você a compartilhar planilhas com fornecedores, convidados etc. Mais uma vez, todas as opções aqui possuem versões gratuitas e em português (nós também não ganhamos nada para falar delas aqui haha):

  • Google Sheets (Planilhas do Google): se você já tem uma conta no Gmail, provavelmente já deve ter visto essa ferramenta que é praticamente igual ao famoso Microsoft Excel. Aqui no Traz Felicidade, essa é uma das ferramentas que mais usamos para compartilhar informações entre a equipe e planejar coisas como campanhas de marketing, novas funcionalidades etc.
  • AirTable: essa é uma plataforma com várias funcionalidades semelhantes a uma planilha. Mas ela também possui ferramentas adicionais de interação e organização de informações, como visualização em quadros (como no Trello) ou em cartões com imagens, por exemplo. Talvez seja uma ferramenta mais complexa de usar do que a Planilhas do Google, mas se você se dá bem com tecnologia e se arrisca no inglês, pode ser uma alternativa bem legal.
  • Microsoft Excel: e claro que podia faltar o famoso Excel, o programa de planilhas mais conhecido de todos. Se você tem um computador com Windows, talvez já até tenha ele instalado. Para nós, o ponto fraco do Excel é o compartilhamento com outras pessoas, porque não é tão fácil quanto o Google Planilhas, por exemplo. Mas ele tem todos os recursos que você precisa para organizar as informações da lista de convidados e fornecedores, entre outras coisas.

Ferramentas de “faça você mesmo”

Para fechar este texto de sugestões, separamos duas que vão ajudar você a criar o site do casamento com sua lista de presentes e o save the date:

  • Traz Felicidade: isso, a gente mesmo! No Traz Felicidade você pode criar seu site de casamento com a lista de presentes em dinheiro. A criação da página é gratuita e não há mensalidades. O mais legal é que além de poder personalizar o endereço da página, o título, as fotos e a lista de presentes, você não precisa mostrar um monte de eletrodomésticos e objetos de decoração que podem acabar confundindo seus convidados – e que deixam o seu site com a aparência de uma loja online.
  • Canva: essa é uma ferramenta de design gráfico com vários templates para te ajudar a criar um save the date e até o convite para o seu casamento. Ela tem vários recursos gratuitos e é bem intuitiva de usar!