3 fazendas no interior de São Paulo perfeitas para casamentos

Como já comentamos em outros textos, uma das primeiras coisas que você precisa fazer na hora de organizar o seu casamento é escolher o local. Depois dele e da data decidida, você já pode criar o save the date e divulgar a sua lista de presentes do Traz Felicidade!

Casar em uma fazenda cinematográfica é um sonho de muitos casais. E se vocês fazem parte desse grupo, vão adorar este texto. Aqui, reunimos 3 fazendas no interior de São Paulo que, além de lindas, contam com toda a estrutura necessária para a realização de eventos, de gravações de novelas a casamentos dos sonhos.

Fazenda Santa Gertrudes

A Fazenda Santa Gertrudes fica no município de Santa Gertrudes, a cerca de 170km de São Paulo. Foi fundada em 1854 pelo Barão de São João de Rio Claro, mas teve seu momento de maior sucesso, tanto tecnológico quanto comercial, nas mãos do Conde Prates:

Entre 1890 e 1910, o Conde construiu uma das maiores e mais tecnificadas estruturas de plantação, benefício e comercialização do café, o que implicava em carpintaria, ferraria, selaria, tulha de café, máquinas de benefício, armazéns, marcenaria, escola, cinema, cocheiras, currais, barragens, aquedutos, igreja, mirantes e usina a vapor para fornecimento da energia elétrica; além de cunhar a própria moeda. Fonte

A Fazenda Santa Gertrudes esteve em destaque no início dos anos 2000, quando foi cenário para a novela Esperança, da Rede Globo.

Além de ideal para gravação de novelas e filmes, a Fazenda é o local escolhido por muitos casais para celebrarem seu casamento. É possível realizar a cerimônia na igreja da Fazenda, no gramado em frente ao lago, na casa sede, ou até nas antigas tulhas de café, que foram transformadas em salões de festa.

No site da Fazenda você pode encontrar mais informações sobre a estrutura disponível e entrar em contato com os administradores para solicitar um orçamento.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Fazenda Quilombo

A Fazenda Quilombo fica no município de Limeira, a cerca de 160km de São Paulo. De acordo com o site, ela foi fundada por volta “de 1870, pelo Dr. Ezequiel de Paula Ramose e sua esposa Anna Eufrosina Jordão”, com o intuito de produzir café. A construção de toda a infraestrutura da Fazenda e a plantação dos cafezais levou cerca de vinte anos, sendo concluída somente em 1891.

Diferentemente da Fazenda Santa Gertrudes, a Fazenda Quilombo ainda segue produzindo café, equilibrando as atividades de produção agrícola com as de locação do espaço para eventos, como casamentos e festas corporativas.

A Fazenda conta com toda a infraestrutura necessária para a realização de casamentos, que podem acontecer no jardim ou na antiga casa de máquinas (que foi completamente reformada para dar lugar a um belo salão de festas).

No site da Fazenda você encontra mais informações, além de fotos e vídeos de cerimônias.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Fazenda Santa Bárbara

A Fazenda Santa Bárbara fica no município de Itatiba, a cerca de 80km de São Paulo. Estima-se que a sede da Fazenda foi construída por volta de 1868.

Ela foi totalmente adaptada para sediar eventos e possui várias opções de locais para a realização da cerimônia: em frente à casa sede, no espelho d’água, no jardim da piscina, no jardim das palmeiras, em frente ao flamboyant ou na praça da Fazenda.

Além das opções para a realização da cerimônia, você também pode escolher onde será realizada a festa e terá toda a infraestrutura necessária — incluindo cozinhas industriais, banheiros, estacionamento e acomodações.

No site da Fazenda há várias informações sobre a realização de eventos, além de fotos e vídeo de exemplos.


Se vocês estão decididos a realizar o casamento ao ar livre ou próximos à natureza, escolher uma fazenda com a infraestrutura necessária disponível é um ponto muito importante para garantir a tranquilidade e a segurança de todos os participantes.

O mais importante é lembrar de verificar se o espaço escolhido possui as instalações necessárias para o buffet, se tem banheiros suficientes para atender os convidados, se tem um acesso fácil, se possui as instalações para o uso de geradores… enfim, se o local está preparado para receber o seu casamento e ser o cenário de um dos momentos mais importantes da vida de vocês!