Como escolher a trilha sonora do seu casamento

Um dos dias mais importantes da vida de um casal precisa ter uma trilha sonora especial, concorda? Escolher as músicas do casamento é um exercício de negociação — principalmente quando cada pessoa tem um gosto musical diferente —, imaginação e planejamento.

Neste texto, organizamos algumas dicas para tornar a tarefa de escolher as músicas do casamento mais fácil e divertida! Então, vamos lá?

Tenham um cronograma da cerimônia e da festa

Um dos jeitos mais fáceis de criar a trilha sonora do casamento é usar um cronograma com cada momento da cerimônia e da festa como guia.

Ter uma lista com os momentos — como entrada das madrinhas e dos padrinhos, entrada do noivo, entrada da noiva, e assim por diante —, ajudará a lembrar de escolher uma música para cada ocasião. Nossa sugestão é que você faça uma lista do que vai acontecer em ordem cronológica e coloque o nome da música escolhida na frente.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Façam uma playlist compartilhada

Dificilmente vocês se sentarão e escolherão todas as músicas de uma vez só. Há uma grande chance de estarem no carro, escutando uma música, e se lembrarem de um momento da cerimônia para o qual ela seria a trilha sonora perfeita. Ou, então, estarem assistindo uma série ou um filme e escutarem uma música que seria ótima para a entrada de vocês na festa, por exemplo.

Por isso, nossa sugestão é que vocês façam uma playlist compartilhada em algum aplicativo de streaming musical (como o Spotify ou Apple Music). Assim podem adicionar as músicas que gostariam de usar (e, de brinde, ficam com uma playlist com as favoritas do casal!).

Ah, e se vocês ainda não têm uma lista de presentes em dinheiro no Traz Felicidade, podem criar uma e aproveitar para colocar como itens da lista:

  • 🎶 1 ano de assinatura de Spotify
  • 📺 1 ano de Netflix

Conversem com os músicos ou com o DJ

É sempre uma boa ideia conversar com os músicos ou com o DJ que tocarão na cerimônia e na festa de casamento de vocês. Isso é importante porque, em alguns casos, eles podem ter um repertório limitado a partir do qual vocês precisarão escolher a trilha sonora ou até para que eles tenham tempo de estudar um arranjo e ensaiar músicas específicas, caso elas não façam parte do repertório padrão.

Também é importante ter essa conversa porque os profissionais podem ajudar vocês a criarem uma trilha sonora para o casamento mais dinâmica e balanceada, equilibrando músicas alegres e dançantes com músicas românticas e serenas, principalmente durante a cerimônia ou o jantar/almoço da festa, por exemplo. Sejam compreensivos com o gosto musical de cada um É claro que algumas músicas funcionam melhor do que outras para momentos específicos da cerimônia, mas isso não significa que não seja possível fazer arranjos e adaptações caso uma determinada música seja importante para uma pessoa do casal em algum momento — como a entrada do noivo ou da noiva.

É importante que vocês compartilhem as ideias, aproveitem a ocasião e procurem encontrar músicas que façam sentido para os dois. Em geral, em um casamento há vários momentos em que cabem músicas dos mais variados estilos, o que torna a tarefa mais fácil e divertida!