Como escolher as cores dos vestidos das madrinhas

O tema é polêmico! Para muitos casais, e principalmente para as noivas, decidir as cores dos vestidos das madrinhas vai além de uma questão sobre “como vai ficar na foto”: é sobre permitir, ou não, que cada pessoa escolha a cor que lhe cai melhor, seguindo as tendências de coloração pessoal.

Neste texto, comentamos alguns pontos importantes e finalizamos com dicas úteis que podem lhe ajudar a realizar a escolha das cores dos vestidos das madrinhas!

Vestidos de cores iguais, mas modelos diferentes

Escolher uma só cor para os vestidos das madrinhas pode ajudar a deixar a composição das fotos mais harmônica e dar uma ideia de “equipe” e “união” em torno do casal.

Se vocês decidirem que todos os vestidos terão a mesma cor, nossa sugestão é deixar que as madrinhas escolham os modelos e tons que irão vestir. É importante considerar que, apesar do casal ser o centro das atenções no casamento, vocês vão querer que suas melhores amigas e familiares estejam confortáveis e também se sentindo lindas no grande dia.

Os modelos de cada vestido podem variar para acomodar melhor o corpo de cada uma, deixando-as mais à vontade, ao mesmo tempo em que garantem que as cores combinem entre si e sejam uniformes.

Receba presentes em dinheiro de forma divertida e fácil

Sugerir um tom pastel, mas deixar as cores livres

Muitos casais optam por deixar que cada madrinha escolha a cor de vestido que lhe convém, desde que seja em um tom pastel, ou seja, menos saturado e mais claro. Esses tons também são conhecidos como candy colors.

Essa opção permite que cada madrinha use a cor que mais combina com a sua pele, ou a que mais lhe agrada, ao mesmo tempo que compõe uma combinação harmônica entre todas as madrinhas ao redor do casal.

Neste caso, também ajuda deixar o modelo livre e ainda manter uma organização de quais cores já foram escolhidas, a fim de evitar duplicidade.

Vale tudo, menos branco

Essa é a opção mais fácil para todas, uma vez que as madrinhas podem usar um vestido que já tenham ou escolher a cor e modelo que preferirem. O importante é lembrar que a cor do vestido da noiva, em geral branco, é uma exclusividade dela.

Esta opção pode deixar as fotos bem coloridas e ainda facilitar a vida das madrinhas, que não precisarão buscar um vestido de uma cor específica. Também é uma boa ideia compartilhar entre as madrinhas as cores já escolhidas, para evitar que existam duplicidades.

Dicas úteis para todos os casos

De acordo com a fashion adviser Marianna Domenico (@maridomenico), pós-graduada em moda e marketing no mercado de luxo, alguns pontos são importantes, como:

  • “O casal precisa estar o mais feliz e alinhado possível para não gerar desconforto entre as madrinhas e familiares, como a mãe do noivo e a da noiva, na hora da escolha dos vestidos.”
  • “Também vale lembrar que, se vocês deixarem as cores livres, alguma madrinha pode querer usar um vestido preto – o que não é nenhum problema, só não é tão comum no Brasil.”
  • “Um tema delicado é o uso de vestidos estampados. Por isso, é importante escolher vestidos, paleta de cores, comprimentos e texturas que combinem com o horário e o cenário da cerimônia. E, mais uma vez: o mais importante é que o casal esteja confortável e alinhado com as escolhas.”

E você já decidiu como serão os vestidos das suas madrinhas? Lembre-se de que, independente da sua escolha, será um dia lindo!